CAMPEONATO DE XADREZ DA ESCOLA CELESTINA
- Leonardo Henrique e Uandersom Marcos
- 22 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Os alunos da escola Celestina acumulam vários prêmios em jogos regionais e estaduais em campeonatos de Xadrez, o último troféu da casa foi em Praia Grande, em 2017, onde quatro alunos conquistaram o terceiro lugar.

Campeãs

A aluna do nono ano, Allana Patricia da Silva, 14 anos, umas das ganhadoras, se interessou pelo jogo para melhorar a dificuldade que tinha em matemática e, assim, com quem não quer nada chegou na final em terceiro lugar. “Me diziam que o jogo ajuda a melhorar a concentração e o raciocínio e me interessei, eu e minhas amigas começamos no sexto ano e ficamos em 3 lugar duas vezes seguidas”, comemora.

Já a Maria Gabriela de Souza Dias, 14 anos, também do nono ano, praticava o jogo, porém de forma errada e com as aulas aprendeu de maneira certa. “Eu gostei, achei difícil no começo e depois melhorei. Umas ganhadoras do troféu em terceiro lugar, ela fala que o rendimento na sala de aula também melhorou bastante. “Aprendo mais, tenho mais concentração na aula”.
O projeto
Por iniciativa do professor de educação física, Celso Tomazelli, e com o apoio da escola, o jogo é ensinado aos alunos há sete anos. Com três encontros por semana em horários diferentes das aulas, os grupos se reúnem para treinar e melhorar as estratégias. O professor conta que é um jogo que ele praticava há muito tempo e resolveu trazer para escola onde muitos aderiram. Eu acredito que o xadrez contribui de alguma forma para o aluno, tanto no raciocínio como na integração entre eles. Tem a parte social onde ele vem e aprende um jogo diferente que precisa pensar, e a parte competitiva que é onde vamos para os jogos escolares do Estado de São Paulo, nessa fase é preciso mais de dedicação e treino, é um nível elevado”.
Fotos cedidas

Conquistas
Em 2015 a escola foi campeã estadual em Lins, modalidade xadrez feminino mirim até 14 anos. Em 2016 recebeu o troféu de terceiro lugar em Taquaritinga e em 2017 Praia Grande, também em terceiro. Ainda neste ano há jogo marcado para o dia 02 de dezembro em Dracena. Já para o próximo ano, 2018, o treinador vê chances de campeã estadual com a aluna Allana Patricia.
Todos da escola estão convidados a participar. Para a comunidade, pais e parentes de alunos, as aulas são aos fins de semana na escola da família.
Fotos cedidas



FIQUE ATENTO
As atividades esportivas da escola estão sendo preparadas a todo vapor. Os jogos de intercalasse irão acontecer entre os dias 11, 12 e 13 com modalidades de futsal masculino e feminino, voleibol misto e xadrez. As inscrições podem ser feitas até o dia o dia 7 de dezembro na secretaria. Todos estão convidados a participar como jogador ou para assistir.
O blog Celestina fará a cobertura completa do evento e você se informa por aqui.
Em breve divulgaremos o calendário das atividades do ano de 2018.
Comentarios