APRENDIZADO PELA ARTE
- Maria Naviel, Natacha, Thais e Naviel
- 22 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

O ensino de Artes na escola por muito tempo se resumia a atividades pouco criativas onde os alunos se limitavam apenas a copiar desenhos e aprender sobre o contexto histórico. Atualmente isso tem mudado e os professores estimulam cada vez mais a criação e a expressão por meio de produções artísticas. Você confere a seguir alguns dos trabalhos que são desenvolvidos pelos alunos na escola Celestina.
TEATRO COM MARIONETES E SOMBRA
Foto: Maria Naviel

O projeto é desenvolvido pela professora de artes, Dalma, com objetivo de trabalhar o conteúdo proposto pelo plano de ensino da escola, porém ela atua de forma a acrescentar algo a mais para os alunos. “Eu subo na cadeira, na mesa, questiono eles, cutuco a curiosidade. Tudo isso para estimular eles a se expressar”, fala.
Antes de construir as marionetes é trabalhado em sala de aula a parte teórica entrelaçando-a com a criação. “Explico os significados das sombras, dos gestos, vou questionando os conhecimentos prévios deles e só depois eles criam a história, o roteiro e ensaiam para apresentar”, disse a professora.
Foto: Maria Naviel

O tema é livre e os alunos tem liberdade para expressar aquilo que estão vivendo, assim ficam mais a vontade e lidam melhor com a timidez, explica a professora. “Depois desse trabalho percebo que a turma interage melhor, os mais tímidos se soltam e melhora o rendimento”.

Os alunos são divididos em grupos de até quatro integrantes onde cada um recebe uma função diferente: um narrador, dois manipuladores de bonecos e um projetista de luz para criar as sombras. No entanto, na criação da história o grupo trabalha junto e podem contar com a ajuda dos pais na construção dos bonecos. “Eles fazem tudo, desde o boneco até o roteiro”, disse a professora.
Foto: Maria Naviel
Foto: Maria Naviel

Veja abaixo o vídeo ensaio dos alunos
Comentarios